terça-feira, 25 de maio de 2010

NOVA BRASILANDIA MT




NOVA BRASILANDIA MT


HISTÓRIA DA CIDADE
O núcleo que originou Nova Brasilândia começou pelas fazendas de gado instaladas na região desde o século passado. Notabilizaram-se as fazendas São Manoel e Rancharia. Os fazendeiros tangiam gado para o Estado de Goiás. Na década de sessenta, as fazendas abasteciam os garimpos de diamantes de Paranatinga.
Na Fazenda Rancharia formou-se uma povoação que absorveu seu nome. Uma lei estadual criou, em 1964, o Distrito de Paz de Rancharia, com área jurisdicionada à Chapada dos Guimarães.
Deixaram seus nomes marcados na história de Nova Brasilândia: Antenor Manoel Raposeiras, Cizenando Santana, Alzerino Bernardes de Aguiar, Taller Gouveia Fernandes, Alexandre da Silva, Nhonhô de Campos, Gerson Camilo Fernandes e outros.
Entre 1970 e 1971, o Sr. Lindomar Bett, dono da Fazenda Brasil, doou uma área para formação de um patrimônio, na região do Vale do Fica-Faca, a três quilômetros do Rio Fica-Faca. Ao povoado foi dado o nome de Brasilândia, em homenagem a Fazenda Brasil.
Em 29 de junho de 1976, foi criado o distrito de Brasilândia, que pelo progresso obtido, absorveu o de Rancharia. O município foi criado a 10 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº. 4.149, com nome de Nova Brasilândia.
O termo Nova se adotou para distinguir o município de localidades homônimas existentes em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Com grande expectativa de crescimento, a região vive a euforia da descoberta da maior jazida de fosfato do Brasil e uma das maiores do mundo, da exploração das jazidas de Calcário, do término do asfalto ligando até Campo Verde e da abertura da Estrada do Progresso que terá o objetivo de interligar a região norte do estado com a BR 163.







SAUDE PARA TODOS



A prefeitura municipal, através da secretaria de saúde vem fazendo mudanças quanto aos atendimentos prestados a população.

Para isso a secretaria com sua equipe de profissionais vem se capacitando para oferecer assistência de qualidade, contando hoje com uma ótima estrutura física onde dispõe de:

* Farmácia básica
* Sala de vacinas
* 03 consultórios médicos
* 01 consultório de enfermagem/pré consulta
* 02 recepções PSF I e PSF II
* Sala de pequenas cirurgias
* Sala de curativo
* Sala de ultra-sonografia
* Laboratório de analises clinicas
* Agencia transfucional
* Sala de esterilização
* 02 salas de repouso com 08 leitos/dia
* 01 unidade de fisioterapia
* 02 equipes PSF
* Zona rural
* Zona urbana





PROGRAMAS EM FUNCIONAMENTO NO POSTO DE SAUDE



* Saúde da mulher
* Saúde do homem
* Programa hipertensos
* Programa de diabéticos
* Puericultura/crianças de 0 a 2 anos
* Prevenção de câncer
* Atendimento demanda espontânea
* Urgência/emergência
* Consultas com agendamento
* Crescimento e desenvolvimento C.D.
* Hanseníase
* Tuberculose
* Pré-natal
* Imunização
* Campanha nacional de multivacinação









TRANSPORTE ESCOLAR



O transporte escolar de nosso município vem sendo executado de forma deficitária, porque alem de transportar os alunos de nosso município também são transportados cerca de 40 alunos da rede estadual e que residem no vizinho município de Chapada dos Guimarães.

A direção administrativa da cidade, no intuito de solucionar os problemas do transporte escolar vem fazendo solicitações junto ao governo do estado e governo federal, para aquisição de pelo menos mais dois ônibus.

A verba que é repassada pelo governo do estado para o transporte escolar só da para a compra do combustível de um semestre. Tem ônibus percorrendo 220 km por dia, toda a frota percorre mais de 1.000 km por dia o município é muito grande e todas as escolas estão sendo atendidas pelo transporte escolar.





ESPORTE E TAMBEM CULTURA



O prefeito esta incentivando o esporte com realização de campeonatos abertos a toda população. Equipes formadas pela comissão organizadora sempre participam de campeonatos estaduais e outros, com apoio da prefeitura tudo pelo desenvolvimento de tal.









SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL





A secretaria municipal de assistência social tem executado um grande trabalho neste município, a frente desta ação esta a primeira-dama, que juntamente com sua equipe estão desenvolvendo os seguintes trabalhos:

* Festa em comemoração no dia da páscoa, realizada no parque de exposições.
* Cursos gratuitos com certificados, ministrado pelo SENAR.
* Campanha de distribuição de cobertores a famílias carentes
* Campanha de distribuição de agasalhos nas creches e no lar dos idosos
* Construção de casas populares
* Continuidade do “Programa Cadastro Único” (Bolsa Escola e Bolsa Família)
* Continuidade do projeto 3º Milênio com atendimento aos adolescentes visando integração, educação, cultura e lazer.









CASAS POPULARES





A secretaria municipal de assistência social e governo do estado, através dos projetos MEU LAR E MINHA CASA FACIL, estão construindo 103 casas populares, que serão distribuídas às famílias carentes de nosso município.



O conselho municipal de assistência social esta fazendo uma triagem, na escolha das pessoas que ninguém seja beneficiado de forma irregular.



Os recursos para construção das casas do projeto MEU LAR são oriundos do FETHAB e os recursos do projeto casa fácil são da Caixa Econômica Federal.

AGENCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO



O prefeito fez uma parceria com o detran-MT, com o intuito de atender melhor os proprietários de veículos automotores, e na agencia você poderá tirar as guias de recolhimento, fazer licenciamento e tirar quaisquer duvidas com relação a veículos. Hoje o município de Nova Brasilândia conta com uma frota de quase 500 veículos cadastrados, dos quais 50% da arrecadação do IPVA é destinada ao município.

Todo veiculo que for transferido para o município, fica isento da taxa de licenciamento, por isso você que ainda não transferiu o seu veiculo, ajude a aumentar a arrecadação do seu município, transfira seu carro é de graça. O prefeito conseguiu convenio junto ao DETRAN-MT para sinalização vertical e horizontal de todas as vias da cidade.









VIGILANCIA SANITARIA







A coordenadoria de vigilância sanitária do município conta com uma maior estrutura, melhorando assim a qualidade do serviço.

· Inspeção nos estabelecimentos, com apreensão de produtos vencidos.

· Pesquisa na zona do parasita triatomineos, seguido de dedetizaçao.

· Levantamento de índice e tratamento da febre amarela e dengue PCFAD.

· Vistoria nos supermercados, mercearias, açougues, agropecuárias, bares, cemitérios, escolas, etc.




FATOS MARCANTES...





Histórico da Igreja Neotestamentária de Nova Brasilândia - MT








Escrito por João Paulo

Qui, 21 de Fevereiro de 2008 11:18

No ano de 1.978, na região do “Fica Faca”, município de Nova Brasilândia-MT, veio de mudança de Nova Olímpia-MT, Eurípides Ricardo de Oliveira e sua esposa Cleuza, o qual comprou um sítio para trabalhar.

Já havia crentes de outras igrejas nessa localidade. Contudo, o testemunho deste casal é que chamou a atenção dos primeiros convertidos: Juraci Araújo de Freitas e sua esposa Maria. Começaram a reunir-se para estudo da palavra na residência dos irmãos, surgindo daí novos convertidos: José de Souza “irmão Zézinho” e sua esposa Maria Soledade e José Araújo de Freitas e sua esposa Vicentina de Freitas.

Em 1.979, o irmão Manoel Francisco Paulo, presbítero e evangelista de Rondonópolis, realizou o primeiro batismo, doutrinando e orientando os irmãos a permanecerem firmes na fé e a continuarem se reunindo.

Os primeiros batizados foram os irmãos Juraci de Freitas e sua esposa Maria. No ano seguinte, em 1980, foram batizados os demais irmãos convertidos José de Souza e sua esposa Maria Soledade e José Araújo de Freitas e sua esposa Vicentina.

Em 1.982, os irmãos Eurípides e família, José de Souza e família mudaram-se para Rondonópolis-MT. O casal José e Vicentina Freitas também se mudaram, só que para Juína-MT. Ficando na região do “Fica Faca” apenas o primeiro casal convertido Juraci e Maria de Freitas. Entretanto, estes não ficaram sem assistência espiritual, visto que os irmãos Eurípides, Manoel Francisco Paulo os visitavam pelo menos duas vezes por ano. O irmão Eurípides ia com mais freqüência. Davam ensinos e os encorajavam a seguir avante, olhando e dependendo do Senhor.

O trajeto de Rondonópolis até Nova Brasilândia é de 300 km, e de Nova Brasilândia ao sítio é de 7 km, atravessando o rio “sobretudo”, por estrada cavaleira, a pé. Em 1.983, o irmão Isaias da Silva Almeida visitou essa região, se perdendo no caminho, atravessou dois rios, ao invés de um. Tudo era muito difícil, não havia estradas, nem energia, nem água encanada, apenas água do córrego. Porém, apesar de todas as dificuldades, a palavra de Deus continuou a ser anunciada e mais pessoas se converteram.

Em 1.993, converteu-se o senhor José Maria Pego Araújo (pai do irmão Juraci), a senhora Eurica Maria de Oliveira Pardin, em seguida seu esposo Bertolino Pereira Pardin e as duas filhas solteiras do irmão Juraci de Freitas: Valdirene e Silvani, sendo que o irmão Bertolino foi batizado no dia seguinte da sua decisão, pelo irmão Sebastião dos Santos, presbítero de Rondonópolis. O Senhor acrescentou ainda a sua igreja a irmã Gregória Maria da Conceição, Leni Maria Rodrigo, Valtuires Ribeiro, Iraci Ribeiro e Devani de Freitas.

Em 1998, o irmão Juraci Ribeiro comprou uma nova área, 3 km acima do seu sítio, objetivando ficar mais próximo da escola e ter um lugar mais central para construir um futuro local de reunião para a Igreja. Este foi construído no sítio do irmão Juraci com recurso dos irmãos da localidade e inaugurado no dia 16/12/2000, no casamento das duas filhas do irmão Juraci: Valdirene com Dario Fabian Cesneiros Neto, da igreja da Vila Kellen em Campo Grande-MS e Silvani com Edimário Almeida da Silva, da Igreja de Nova Olímpia-MT. Fizeram-se presentes neste evento as igrejas de Cuiabá, Nova Olímpia e Rondonópolis-MT e Campo Grande-MS.

A partir daí as reuniões normais da igreja passaram a ser naquele local. Os irmãos de Nova Brasilândia recebem visitas esporádicas dos irmãos de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Olímpia e Jaciara. Nestas ocasiões uma reunião é feita na cidade, na casa da irmã Gregória Maria da Conceição.

Nos dias 24 a 29/05/2005, esteve visitando a igreja de Nova Brasilândia, o irmão Isaias da Silva Almeida, agora como missionário da U.M.N.T., após quase 22 anos, juntamente com sua esposa Rosangela Lins Almeida, os quais ministraram estudos para a igreja.

Nova Brasilândia tem 3.266,22 km² na região central de Mato Grosso. O município faz limites com Planalto da Serra, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Primavera do Leste, e emancipou-se de Chapada dos Guimarães em 10 de dezembro de 1979 por uma lei de autoria do deputado Osvaldo Pereira e sancionada pelo governador Frederico Campos. Sua população é de 4.902 habitantes e sua taxa de crescimento populacional proporcional entre julho de 2008 e julho deste ano foi negativa (- 1,74%).
A Comarca de Nova Brasilândia foi criada, mas ainda não instalada, o que deixa o município na jurisdição da Comarca de Segunda Entrância de Chapada dos Guimarães. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,710 numa escala de zero a um. O Produto Interno Bruto (PIB) é de 29.436.000 e a renda per capita de R$ 6.3911. Parte do lago da hidrelétrica do rio Manso (APM Manso) - a maior de Mato Grosso - abrange área naquele município. A base econômica é a pecuária secundada pela agricultura.
Hidrografia: Bacias do Prata e Amazônica. Para a primeira contribuem os rios Manso, dos Cavalos e Fica Faca. Para a outra, pequenos afluentes do Culuene que é formador do Xingu.
Ecologia: a Área de Proteção Ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá, cujo centro é Rosário Oeste, se estende a Nova Brasilândia e aos municípios de Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum e Nobres.
DISTÂNCIA DE CUIABÁ: Por rodovia Nova Brasilândia dista 215 k m de Cuiabá via Chapada dos Guimarães, com um pequeno trecho sem pavimentação, porém em obra.
MEMÓRIA
A região tornou-se área de pecuária nos final dos anos 1950. Criadores locais abasteciam o mercado de carne bovina dos garimpos de Paranatinga. Em 1964, em território atualmente pertencente a Planalto da Serra foi criado o Distrito de Paz de Rancharia no povoado que surgiu na fazenda com o mesmo nome, que à época pertencia ao município de Chapada dos Guimarães.
Dona Leonor de Barros, viúva do ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros, era sócia com empresários paulistas numa gleba de 120 mil hectares na região que se transformaria em Nova Brasilândia, mas não tinha a posse da terra. Dessa situação se aproveitaram corretores, que venderam áreas com documentação adulterada ou fria. Isso causou transtornos e prejudicou o desenvolvimento da região.
Em 1972, Lindomar Bett, fazendeiro na região e morador em Jaciara, iniciou a colonização da fazenda Brasil – uma vasta gleba de sua propriedade na Bacia do Rio Fica Faca – . Com financiamentos do Banco do Brasil, muitos agropecuaristas compraram lotes rurais de Lindomar.
Para dar suporte aos proprietários rurais do Vale do Rio Fica Faca, Lindomar Bett doou uma área de terra distante 3 km do rio Fica Faca para a implantação de uma vila que recebeu o nome de Nova Brasilândia, em alusão a fazenda Brasil. O termo “Nova” diferenciava o lugar da cidade de Brasilândia em Mato Grosso do Sul.
Apesar do nome Nova Brasilândia, nos primeiros anos da colonização, a vila era chamada de Fica Faca, que também é a denominação do rio que banha a região e da serra que circunda parte daquela área. Segundo antigos moradores das fraldas da serra Azul, um peão teria esquecido uma faca na margem do rio que mais tarde seria chamado de Fica Faca e, no topo da montanha, quando deixava o lugar, lembrou-se da faca, mas desistiu de voltar. Desolado, teria se limitado a dizer “Fica faca”. Daí, o apelido.
O rio e a serra de Fica Faca figuram em alguns mapas com a grafia Finca Faca. Da mesma maneira, quando o apelido prevalecia sobre o nome Nova Brasilândia, pessoas chamavam a vila de Finca Faca.
Nova Brasilândia foi fundada em 1º de março de 1973. Em 4 de abril daquele ano, o casal Sebastião Gervásio de Menezes, o “Menezes” e Rute Simões de Menezes, de Uberlândia Minas Gerais, chegou à vila e dias depois instalou a “Barateira”, o primeiro armazém de secos e molhados do lugar.
Dentre os pioneiros de Nova Brasilândia figuram o casal Menezes, de a Barateira; Divino Ivo Rocha, o “Divino Fogoió”, pecuarista e ex-comprador de cereais; Osvaldo Fidélis e Dari Esteves Vicente, ambos ex-hoteleiros e o segundo deles também dono de loja de tecidos e confecções; Juari Benedito de Campos, proprietário de posto de combustíveis; Arnaldo Ivo de Freitas, o “Nadinho”, do Bar Chapéu de Palha e; Zé Branco, proprietário do cabaré Casa Redonda.
A Lei Estadual 3.760, de 29 de junho de 1976, criou o Distrito de Paz de Nova Brasilândia no município de Chapada dos Guimarães. O status de distrito aconteceu no auge da produção de feijão que teve início em 1975 e se alastrou até 1979. Paralelamente a isso, muitos proprietários enfrentavam problemas agrários pela documentação irregular de suas terras. Transcorridos quase três anos da criação do distrito, em 28 de maio de 1979, no primeiro ato o Cartório de Paz fez-se o registro de nascimento de Jarbas Ferreira da Silva




vejam esses videos:


http://www.youtube.com/watch?v=MNTGo0Dr6eg

http://www.youtube.com/watch?v=stDq5OrN98c

http://www.youtube.com/watch?v=UsZe1SHG750

http://www.youtube.com/watch?v=tyJX4U-XSrE

http://www.youtube.com/watch?v=2ixJd7OpWbU

http://www.youtube.com/watch?v=C6igdqo8gY0

http://www.youtube.com/watch?v=LP4aulto5KI

http://www.youtube.com/watch?v=3a9avGVE7sE

http://www.youtube.com/watch?v=lnPoO5yofec